Telefones/WhatsApp's:

(11) 95038-4072 vivo (11) 97193-5371

Site:

Facebook:http://ljbemestar.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/lejbemestar/

Endereço: Rua Henfil, 27 Anhangabaú – Jundiaí SP

domingo, 23 de dezembro de 2012

Eventos Quick Massage Jundiaí e Região

         Para 2013, a nossa meta é estar atendendo em eventos de Quick Message para as empresas que queiram estar premiando e proporcionando ao seus clientes e funcionários uma melhor qualidade de vida & bem estar.

Para maiores informações entre em contato



Jéssica Sue Ellen
Seu Bem Estar em boas mãos
Massoterapia & Terapias Holísticas
Telefone: (11) 95038-4072 |
E-mail: foconamassoterapia@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/massoterapiaemfoco

Site: http://massoterapiaemfoco.blogspot.com.br/

4000 visitantes

Quero agradecer a todos os visitantes do meu blog, que já ultrapassou a margem de 4000 visitantes com somente 62 postagens.

Obrigada meus leitores e continuem se atualizando

 Boa Saúde a Todos !


Novidade de 2013

Agora oferecemos serviços Delivery

Se estiver com muita dor e indisposição de ir ate o local de atendimento, não precisa se preocupar nós iremos ate você 
levando todo conforto necessário para uma boa massagem 
com musica ambiente e a maca apropriada para sua massagem ficar ainda melhor.

Ligue e agende a sua sessão !

(11) 95038-4072


Jessica Sue Ellen 
Seu bem estar em boas mãos  

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Precisando de uma massagem?

É só pesquisar no Google Maps

Jéssica Sue Ellen Massoterapeuta

e encontra minha localização, e ele ainda projeta a melhor rota para você .


"Eu sempre sonho que uma coisa gera, nunca nada esta morto.
O que não parece vivo, aduba.
O que parece estático, espera."

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fazer hora extra aumenta o risco de doenças cardíacas em até 80%

Efeitos podem ser devido à exposição prolongada ao estresse, maus hábitos alimentares e falta de exercício,
Fazer hora extra aumenta o risco de doenças cardíacas em até 80%. É o que revela estudo do Finnish Institute of Occupational Health.
O trabalho sugere que o excesso de trabalho provoca estresse, aumento da pressão arterial, leva a dietas pouco saudáveis e à falta de exercício, que podem culminar no problema cardíaco prematuro. As informações são do jornal Daily Mail.
Os pesquisadores revisaram 12 estudos com data desde 1958 até os dias de hoje, envolvendo um total de 22 mil pessoas de todo o mundo.
A análise descobriu que aqueles que trabalharam mais de oito horas por dia tinham uma chance de 40 a 80% maior de doença cardíaca.
A dimensão do aumento do risco cardíaco variou dependendo da forma como cada estudo foi realizado.
Os efeitos foram mais pronunciados quando os participantes foram questionados sobre o9 período de trabalho, mas quando os pesquisadores acompanharam de perto as horas de trabalho, o aumento do risco de doença cardíaca foi de cerca de 40%.
Segundo a líder da pesquisa Marianna Virtanen, os efeitos podem ser devido à exposição prolongada ao estresse. Outras causas podem ser maus hábitos alimentares e a falta de exercício devido ao tempo de lazer restrito.

A equipe conclui que, a longo prazo, o efeito das horas extras sobre a saúde dos trabalhadores pode ser devastador.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Trabalho atualmente com

 * Drenagem Linfática 
* Massagem Modeladora
* Massagem Clássica (relaxante)
* Massagem Clássica com Aromaterapia
* Escalda pés 
*Quick Massage
* Reflexologia Podal

Ligue e agende seu horário
(11)95038-4072
Rua Onze de Junho 111, centro de Jundiaí
(perto da Keka Flores)

Técnicas de relaxamento dispensam ansiolíticos para ajudar grávidas no parto

Procedimentos não farmacológicos ajudam as gestantes a dominarem a ansiedade e o estresse antes e durante o parto

O relaxamento para dominar a ansiedade e o estresse no pré-parto e parto, são técnicas não farmacológicas adotadas por profissionais do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), em Boa Vista (RR). O método ajuda as gestantes a terem um parto mais humanizado, sem dor e, sobretudo, sem o uso de nenhum tipo de medicamento, ou seja, o parto acontece de forma natural com o esforço da mãe, auxiliada pelos médicos.
As sessões são individuais e acontecem dentro da Ala das Orquídeas, onde as mulheres grávidas esperam a hora do parto normal. O trabalho visa passar para as mães tranqüilidade, segurança e autocontrole para que elas possam ajudar no nascimento do filho junto aos profissionais durante o parto.
De acordo com Deise Dany, psicóloga do HMI, gestantes relaxadas, menos ansiosas, além de fazerem os exercícios de respiração orientados pelas fisioterapeutas para reduzir a carga de estresse com certeza, terão um parto sem muitas dores. A psicóloga ressaltou que o papel do profissional é fazer com que as mães diminuam a carga emocional que elas se encontram, pois o desconhecido já gera medo. Ela disse também que o principal é ajudar a tornar a hora do nascimento um momento sem traumas, mas de alegria e de amor.
Deise relatou que o princípio da técnica começa desde o momento que a mulher chega à unidade, muitas vezes em estado elevado de estresse e preocupação. " Fazemos no ato do acolhimento, sessão de massagem, no intuito de elas poderem relaxar a musculatura do corpo evitando o descontrole no momento do parto" , afirmou.
Resultados
Foi comprovado cientificamente que um parto tranqüilo, ajuda ser mais rápido o aleitamento materno, contribuindo assim, o vinculo afetivo entre a mãe e o bebê mais cedo. " Isso pode influenciar no crescimento do bebê, sem problemas na mastigação ou dentição. E possivelmente vai torná-lo uma pessoa mais segura e sem dificuldades de relacionamento" , comentou Deise. Dentre os fatores que aumentam a percepção dolorosa no parto estão, o medo, estresse, tensão e fadiga, frio, fome, solidão, desamparo social e afetivo, ignorância pelo que está acontecendo e, sobretudo, o ambiente estranho.

 Fonte:Isaúde

Massagem é capaz de reduzir inflamação de forma semelhante a alguns medicamentos















Segundo os pesquisadores, 10 minutos de massagem já produzem um efeito benéfico perceptível.

Pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, descobriram que a massagem tem o potencial para ajudar não apenas ossos cansados dos atletas, mas também a inflamação relacionada com condições crônicas, como artrite ou distrofia muscular.
Os resultados mostram que, quando a massagem é realizada como uma terapia para aliviar a tensão muscular e dor, ela aciona sensores bioquímicos que diminuem a inflamação, de um modo semelhante a vários medicamentos existentes.
Ao mesmo tempo, a massagem estimula a geração de mitocôndrias, pequenas estruturas que funcionam como verdadeiras usinas de energia dentro da célula. Desta forma, a prática também contribui para acelerar a reconstrução de tecidos musculo-esqueléticos afetados por exercícios físicos ou doenças.
Segundo os pesquisadores, 10 minutos de massagem já produzem um efeito benéfico perceptível.
"Os benefícios da massagem podem ser úteis para um amplo grupo de indivíduos que inclui idosos, pessoas que sofrem de lesões músculo-esqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica. Esse estudo fornece evidências científicas confiáveis de que terapias de manipulação, como a massagem, podem ser integradas com sucesso à prática médica", afirma o principal autor da pesquisa, Mark Tarnopolsky, que trabalhou em conjunto com o estudante Justin Crane.
Para o trabalho, os pesquisadores acompanharam 11 homens com uma média de idade de 20 anos.
No primeiro exame a capacidade física dos homens foi avaliada. Duas semanas depois, os homens pedalaram em uma bicicleta por mais de 70 minutos, até um ponto de exaustão quando eles não podiam mais pedalar. Eles, então, descansaram por 10 minutos.
Enquanto descansavam, um terapeuta aplicou uma massagem leve com óleo por 10 minutos em uma perna dos participantes, usando uma variedade de técnicas comumente utilizadas na reabilitação.
Biópsias musculares feitas em ambas as pernas e repetidas 2,5 horas mais tarde mostraram uma redução da inflamação na perna massageada.
Os resultados sugerem que a massagem terapêutica atenua dores musculares pelos mesmos mecanismos biológicos usados por medicamentos analgésicos.
Segundo Crane, este estudo é apenas um primeiro passo na determinação das melhores terapias para promover a recuperação de uma variedade de lesões musculares.
O experimento também derrubou uma crença muito difundida: a de que a massagem diminuiria a dor por ajudar a eliminar substâncias como o ácido lático, que causam incômodo depois do esforço físico. "Apesar de não ter efeito sobre os metabólito.

Informação importante sobre Drenagem Linfática

(obs: Drenagem linfática nem é massagem)

Consumo regular de chocolate reduz risco de acidente vascular cerebral


Homens que consomem cerca de 63 gramas de chocolate ao leite por semana, têm risco 17% menor de derrame



Cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, descobriram que a ingestão de uma quantidade moderada de chocolate por semana pode estar associada a um menor risco de acidente vascular cerebral (AVC).
A pesquisa revela que homens no estudo que consumiram a maior quantidade de chocolate, cerca de 63 gramas por semana, tiveram risco 17% menor de derrame.
"Enquanto outros estudos analisaram como o chocolate pode ajudar a saúde cardiovascular, este é o primeiro a descobrir que o chocolate pode ser benéfico para a redução de AVC em homens", afirma a autora da pesquisa Susanna Larsson.
Larsson e seus colegas avaliaram dados de cerca de 37.103 homens suecos com idades entre 49 e 75 anos que preencheram um questionário alimentar a frequência do consumo de vários alimentos e bebidas, especificamente chocolate.
Os pesquisadores então identificaram casos de AVC. Em 10 anos de acompanhamento, eles registraram 1.995 casos de acidente vascular cerebral.
Os homens no estudo que consumiram a maior quantidade de chocolate, cerca de 63 gramas de chocolate por semana, tiveram um risco 17% menor de acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que não consumiam nenhum chocolate.
Para cada aumento de 50 gramas por semana no consumo de chocolate, o risco de acidente vascular cerebral reduziu cerca de 14%. O importante, segundo os pesquisadores, é que os resultados não pareciam variar se o chocolate era escuro ou claro.
"O chocolate escuro tem sido associado a benefícios para a saúde do coração, mas cerca de 90% do consumo de chocolate na Suécia, incluindo o que foi consumido durante o nosso estudo, é o chocolate de leite", afirma Larsson.
Os cientistas acreditam que o efeito benéfico do consumo de chocolate sobre o acidente vascular cerebral pode estar relacionada com os flavonoides do alimento.

"Os flavonoides parecem proteger contra doenças cardiovasculares através de ações antioxidantes, anticoagulantes e anti-inflamatórias. Também é possível que os flavonoides possam diminuir as concentrações sanguíneas de mau colesterol e reduzir a pressão arterial", conclui Larsson.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Já com a Credencial na mãos, de uma das feiras mais renomadas no mundo da estética e bem estar. 

Me atualizando sempre para melhor atende-los.



Reconhecimento Senac 2012


 Na última terça-feira, 28, o Senac Jundiaí realizou a primeira edição do Prêmio Reconhecimento Senac. O evento consistiu na premiação de alunos que se destacaram no mercado de trabalho ou na vida pessoal em função do curso técnico, do Programa Aprendizagem Senac ou do Programa Educação para o Trabalho que estão cursando na unidade.
A temática do evento foi o Pontapé para o Sucesso, que fez uma analogia com a Copa do Mundo no Brasil e o aquecimento que o mercado, nas mais diversas áreas, sofrerá. Para falar sobre a vivência de uma Copa do Mundo e a importância da profissionalização, o ex-jogador de futebol Raí, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994 nos Estados Unidos, ministrou uma palestra para os alunos.
Os cursos técnicos profissionalizantes do Senac são acessíveis e cada vez mais ganham espaço no hall de opções para quem necessita de capacitação especializada nas áreas de administração e negócios, informática e tecnologia aplicada, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, moda, saúde e bem-estar, comunicação, turismo e hotelaria.




 E eu fui privilegiada de ser umas das premiada da noite



Veja a matéria veiculada pela TVTEM:


Massoterapia: gratificação em ajudar qualquer serumano que necessite





A maneira como voce ve o mundo pode ter um impacto drastico sobre sua vida. Sempre ha tempo para mudar essa percepção...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Expert ensina a lavar o cabelo da mesma maneira que no salão

Lavar os fios apenas no salão é um desejo de todas as mulheres. Afinal, o cabeleireiro lança mão de algumas técnicas para deixar os cabelos desembaraçados, macios e, ainda, faz aquela massagem incrível no couro cabeludo. Como nem sempre isso é possível, pedimos à expert Ida Rocha, terapeuta capilar e colorista do salão Maison Esmell, no Rio de Janeiro, para ensinar todos os truques que ela usa no lavatório para higienizar as madeixas e deixá-las lindas.

Atenção ao xampu
Escolha os produtos adequados para seu tipo de cabelo. Coloque o xampu na palma da mão, aplique nos fios até formar espuma e lave. "São necessárias duas aplicações para o cabelo ficar mais maleável e brilhante. Na primeira, é retirada a sujeira do couro cabeludo e dos fios. O xampu só age mesmo na segunda lavagem", explica Ida Rocha.
Portanto, reaplique o xampu nos cabelos e, enquanto age, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca esfregue as unhas), fazendo movimentos circulares. Deixe por cinco minutos e enxágue bem, tirando o excesso de água.
Massagem com condicionador
Passe o produto a uma distância de dois a três centímetros da raiz e, com a ajuda de um pente fino, espalhe bem e desembarace o cabelo. "Escolha pentes que sejam feitos com material de carbono ou silicone, pois eles contribuem para uma melhor distribuição do produto e não rompem os fios", comenta Ida. Penteie primeiro do meio para as pontas e, em seguida, da raiz para as pontas.
Depois de desembaraçar, faça uma massagem para oxigenar o sangue, proporcionar brilho e remover as células mortas: penteie as madeixas no sentido da raiz às pontas em todas as direções.
Temperatura da água
No salão, a temperatura da água costuma ser morna ou fria, o que ajuda a ativar a circulação, equilibrar a produção de oleosidade da glândula sebácea e fechar as cutículas. Já a água quente pode ser considerada vilã, pois estimula a produção da oleosidade e causa opacidade do fio.
Em casa, você vai precisar seguir essas regras se quiser conquistar fios sedosos, saudáveis e brilhantes, como se tivesse acabado de sair do seu cabeleireiro.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

12 hábitos que ajudam a dormir melhor

Três em cada 10 pessoas têm problemas relacionados ao sono, segundo pesquisas. As causas podem ser inúmeras, mas pequenas mudanças de comportamento podem ajudar a desfrutar de noites melhores e a ter momentos de descanso mais produtivos. O site da revista Shape ensina 12 hábitos que são mais eficientes do que a velha tática de contar carneirinhos. Confira:
Desligue
Ficar navegando em redes sociais ou manter-se ligado na televisão pode não ser amigo do sono. Além de estimular o cérebro em vez de relaxar, a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica a produção do hormônio do sono melatonina. O conselho do diretor do instituto Better Sleep, Pete Bils, é o de desligar todos os itens pelo menos uma hora antes de dormir.
Maneirar na cafeína
A cafeína permanece do organismo por mais de 12 horas. Portanto não adianta maneirar no consumo de refrigerantes, cafés e outras bebidas com a substância apenas à noite. Se a vontade de tomar um cafezinho for grande, a recomendação é optar pelas versões descafeinadas. E se o objetivo for receber uma dose extra de energia, prefira sair para uma caminhada breve para 'acordar o corpo'.
Não beber muita água
O organismo deve ser hidratado o dia todo, em pequenas doses. Se exagerar na dose à noite, é provável que tenha que cumprir idas ao banheiro que irão perturbar o sono. Evite tomar água pelo menos uma hora antes de dormir.
Crie um ambiente aconchegante
Considerando o número de horas que se passa no quarto, ele merece ter todo o conforto do mundo. Começando pelo colchão, que precisa ter as recomendações do fabricante seguidas, incluindo a troca do produto, se for necessário. Prefira lençóis que permitam a respiração da pele, ou seja, sejam feitos de fibras naturais. Também é importante encontrar o travesseiro certo.
Temperatura agradável
Segundo especialistas a temperatura ideal do quarto estaria entre 18º C e 19º C. Claro que o conforto térmico de cada pessoa pode variar. Mas tenha em mente que manter um aparelho, para aquecer ou resfriar o ambiente, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Fazer exercícios matinais
Pesquisas apontam que pessoas que malham logo pela manhã melhoram a qualidade do sono. Já se os exercícios acontecem à noite, a temperatura corporal demora a baixar depois dos esforços e pode atrapalhar o descanso. Caso não seja possível mudar o horário, a dica é tomar uma ducha quente. Pode parecer contradição, mas após o banho, o corpo em contato com o ar mais frio chega à temperatura ideal mais rápido.
Arrume o quarto
Não se trata apenas de detalhe estético. Estudos apontam que pessoas que mantêm o ambiente onde dormem e a cama arrumados roncam menos que os bagunceiros. A explicação estaria no fato de coisas espalhadas deixarem as pessoas mais estressadas e descuidadas.
Levante cedo aos fins de semana
Dormir até mais tarde pode ser um sonho perseguido durante toda a semana, mas alterar o ciclo normal do sono pode causar problemas como insônia. Se quiser ou precisar descansar um pouco mais, a recomendação é a de tirar um cochilo em algum momento do dia.
Maneirar no álcool
A sensação de relaxamento proporcionada pelo consumo do álcool na verdade não ajuda a desfrutar de uma boa noite de sono. A substância interfere na qualidade e não deixa o corpo descansar. O limite é uma dose diária e, de preferência, até três horas antes de dormir.
Tomar suco de cereja
A bebida foi associada a noites bem-dormidas e pessoas que consumiam um copo pela manhã e outro à noite dormiam, em média, 25 minutos a mais por dia. O suco contém melatonina, um dos hormônios do sono.
Incrementar os aromas
O cheiro da lavanda pode melhorar a qualidade de sono, segundo estudo da Wesleyan University, nos Estados Unidos. Borrifar um pouco de óleo de lavanda antes de ir para a cama proporcionou sono mais profundo e mais disposição no dia seguinte.
Consultar um especialista
Se nenhuma das dicas surtir efeito, consulte um especialista. Casos como insônia frequente ou mesmo cansaço persistente após noites dormidas são motivos para buscar tratamento, que pode variar desde remédios até terapias alternativas.


Terapia de desintoxicação com água


Terapia muito popular no Japão e na Índia.  Ingerir água antes de escovar os dentes e antes do café-da-manhã, além de hidratar o organismo, ativa a musculatura do intestino e melhora seu funcionamento. Para indivíduos com doenças graves e doenças em tratamento médico, a água tem sido muito bem sucedida na melhoria dos sintomas clínicos, principalmente contra a constipação crônica. Este método de tratamento não tem efeitos colaterais. No entanto, no início do tratamento, haverá a necessidade de urinar frequentemente.  Este procedimento funciona como uma rotina de nossas vidas, portanto faça dele um habito diário.  Beber água é saudável e dá energia, porém é importante não beber durante e nem após a refeição, pois retarda a digestão ao diluir o suco gástrico. Tão é manter o corpo hidratado ao longo do dia. O ideal é ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia, isso faz com que a urina não fique muito concentrada e possa eliminar as impurezas filtradas pelo rim. Ao mesmo tempo, a ingestão adequada de líquidos favorece a lubrificação e eliminação de fezes . A hidratação abundante durante o dia é ainda mais recomendada em países de clima quente, como o Brasil, onde se perde muito líquido pelo suor.
Recusar bebidas engarrafadas, gasosas, que contenham corantes, álcool ou açúcar, ajuda também a garantir a limpeza interna do organismo.

domingo, 15 de julho de 2012

Aromas que podem Curar


 

Hoje uma terapia alternativa ou complementar bem visada é a AROMATERAPIA, que é um ramo da fitoterapia que consiste em tratamentos a base de aromas extraídos de plantas, formando assim os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel, óleos vegetais e etc.
 Tras vários benefícios e pode provocar efeitos físicos mentais e emocionais, os aromas agem em vários sistema do organismo principalmente no sistema nervoso (límbico) .

Lista de alguns Óleos essenciais para tratamento
Bronquite:  Benjoin, Canela Do Ceilão, Cedro, Copaíba, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Pinho, Tomilho, Tea Tree.
Reanimador: Bergamota, Limão Tahiti, Limão Siciliano, Tangerina
Ansiedade: Benjoin, Bergamota, Camomila Romana, Cedro, Gerânio, Grapefruit, Ho Leaf, Laranja, Lavanda, Mandarina, Manjericão, Manjerona, Néroli, Olíbano, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Rosa, Sândalo, Tomilho, Verbena, Ylang Ylang.
Calmante: Alecrim, Camomila Romana, Cedro, Cipreste, Citronela, Copaíba, Gengibre, Gerânio, Ho Leaf, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Laranja, Lavanda, Lemongrass, Limão Tahiti, Limão Siciliano, , Louro, Mandarina, Manjerona, Néroli, Noz Moscada, Olíbano, Palmarosa, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Sálvia Esclareia, Sândalo, Tangerina, Verbena, Vetivert, Ylang Ylang.
Confusão Mental: Alecrim, Canela, Cedro, Cipreste Gerânio, Gengibre, Hortelã Do Brasil E Pimenta, Junípero, Olíbano, Pimenta Negra, Tomilho
Estafa mental: Gengibre, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Junípero, Pau Rosa, Pinho, Vetivert
Antidepressivo: Alecrim, Bergamota, Canela, Citronela, Gerânio, Grapefruit, Jasmim, Lavanda, Lemongrass, Limão Tahiti, Limão Siciliano, , Limette, Mandarina, Néroli, Olíbano, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Rosa, Sálvia Esclareia, Sândalo, Tangerina, Tomilho, Verbena, Ylang Ylang.
Disturbios Hormonais: Alecrim, Gerânio, Sálvia Esclareia, Erva Doce.
Cólicas: Anis, Bergamota, Camomila Romana, Erva-Doce, Jasmim, Lavanda, Louro, Sálvia Esclareia, Verbena
TPM: Camomila Romana, Erva Doce, Gerânio, Grapefruit, Jasmim, Lavanda
Ativar Circulação: Canela, Cipreste, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Limão Tahiti, Limão Siciliano, Gengibre, Pimenta Negra.
Anti-flamatórios: Camomila Romana, Cistus, Citronela, Copaíba, Coriandro, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Ho Leaf, Lavanda, Mirra, Olíbano, Patchouli, Petitgrain, Pimenta Negra, Sálvia Esclareia, Tea Tree, Verbena.

Essa é só uma pequena lista de alguns tratamentos que a aromaterapia pode auxiliar, portanto é preciso entender que a aromaterapia é uma técnica que deve ser empregada com cuidado e guiada por um profissional especializado.

Mais informação pode ser adquirida no site da By Samia

sexta-feira, 1 de junho de 2012



Minha pagina no Facebook

http://www.facebook.com/massoterapiaemfoco



Drenagem linfática

(Em um vocabulário mais claro...)
A drenagem linfática é ótima e ajuda bastante na prevenção contra a celulite. A técnica promete limpar toxinas (evitando a formação de nódulos), eliminar líquidos (inchaço) e oxigenar a pele em curto prazo.
Segundo a dermatologista Ligia Kogos, a massagem pode ser feita de forma manual ou mecânica. “A drenagem linfática manual é mais indicada em casos de pós-cirurgia plástica (para redução de edemas) e para pacientes com alteração hormonal. A manual propicia que a profissional observe regiões com nódulos, edemas e trabalhe mais neste local”.

Esclareça as principais dúvidas com a dermatologista Ligia Kogos.

Profissional qualificado
Não é necessária uma prescrição médica para fazer o tratamento, mas é sempre indicado consultar um dermatologista. “Em geral, apenas os fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais de nível técnico com curso específico podem fazer a drenagem linfática”,
diz Ligia.

Celulite
Qualquer que seja a causa dos furinhos - má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress -, eles começam com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar os nódulos. “A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido”, explica.

Gordura
Segundo a médica, quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Dores
A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. “A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão - já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar”, diz Ligia.

Contra-indicação
Para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados a drenagem não é indicada. “As que têm histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da drenagem, pois será mais visível a diminuição da retenção de líquidos”, esclarece a dermatologista.

Fonte - MBPress

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENTENDA TUDO SOBRE DRENAGEM LINFATICA

Em primeiro lugar é importante saber o que é o sistema linfático. Quem já está cansado de saber, pode pular esse parágrafo, mas como eu não sabia o que queria dizer linfa antes de entrar na faculdade de medicina acho (o sistema não ganhou status de matéria que costuma cair nos vestibulares) que vale a pena explicar. Além de um sistema de vasos sanguíneos o nosso corpo possui um sistema de vasos linfáticos. Como funciona isso? É assim: uma parte do plasma (a parte líquida do sangue) que chega nos capilares (os vasos sangüíneos mais finos) transborda entre as células dos órgãos, músculos e outros tecidos. Esse líquido é chamado líquido intersticial. Junta-se a ele as toxinas liberadas pelas células e se forma a linfa, que vai então ser absorvida nos vasos linfáticos. Da mesma forma que as veias, os vasos linfáticos vão ficando cada vez mais grossos, até desembocarem na veia cava e entrarem no coração, voltando assim à circulação sanguínea. Do coração, o sangue vai para todos os órgãos inclusive os rins, onde é filtrado e formada a urina, que será eliminada. Também viajam pelos vasos linfáticos, além das toxinas, os microorganismos que causam doenças, como vírus e bactérias. Por esse motivo a natureza colocou no sistema linfático uma espécie de blitz: os linfonodos. Nessas blitz ficam concentradas as células de defesa do organismo, que param e combatem os agentes que causam doenças ou mesmo células cancerígenas nocivas ao organismo.
Entendido o que é linfa e sistema linfático é fácil compreender o que pode dar errado: o líquido se acumular causando inchaço. Ele pode se acumular por diversos motivos por exemplo a quantidade de sangue pode aumentar (como ocorre na gravidez) e mais líquido transbordar para os tecidos, ou pode haver uma maior produção de líquido local o que ocorre nos inchaços causados por inflamação.
O que a drenagem linfática faz então? Como o próprio nome diz, ela drena esse líquido que está acumulado entre as células para os vasos linfáticos e deles até o coração. Só isso. E é bastante.
Com isso fica claro que a drenagem linfática (técnica manual criada pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder em 1936) é indicada para os casos onde há retenção de água no corpo (se não tem líquido sobrando não tem o que drenar).
Os artigos científicos que comprovam a sua eficiência falam do uso da técnica em linfedema (que é o inchaço causado pelo excesso de linfa) e em processos inflamatórios pós-cirúrgicos (depois de uma cirurgia é normal acumular líquido nos tecidos lesados, já que o corpo entende a cirurgia como uma agressão e manda os seus soldadinhos de defesa para o local). Também ajuda quando o próprio sistema linfático está comprometido em seu funcionamento. Se a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará, causando o inchaço e impedindo a limpeza adequada do organismo.
Então uma primeira coisa pode ficar bem clara: a massagem drenagem não emagrece. Isso quer dizer que não se perde gordura através da massagem. Mas se as medidas mais cheinhas são causadas por acúmulo de água, aí sim pode haver uma redução das medidas.
Já se o problema for celulite (que é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas que não diz respeito a aumento de gordura, embora esteja muito relacionada à obesidade) a drenagem linfática funciona mais como uma técnica preventiva já que ela evita que esse excesso de água cause uma inflamação no tecido gorduroso, mas ela, sozinha, não acaba com a celulite.
A drenagem linfática costuma ser muito indicada na gestação. Ela é considerada o melhor tratamento estético para grávidas já que a retenção de líquido aumenta muito nessa fase da vida da mulher, isso porque para dar conta do feto o volume sanguíneo da mãe aumenta entre 30% a 50% facilitando que uma parcela maior transborde nos capilares e vire inchaço.
O principal problema da drenagem linfática: ela pode ser encontrada em qualquer lugar por qualquer preço. Então desconfie dos preços muito baratos e procure (mesmo nos caros) saber como foi formação da pessoa que irá realizar a massagem (lembre-se, a maioria das pessoas nem sabe o que significa linfa…).
Se mal aplicada a drenagem linfática pode causar danos aos vasos linfáticos. Se eles rompem, mais líquido é extravasado e o problema piora, lógico. 
Então a segunda informação importante é essa: drenagem linfática não dói. O profissional faz pressões leves em todo o corpo para drenar esse líquido. Tem gente que acha que por isso não foi bem feita, mas é o contrário. Se você sair com manchas roxas depois de uma sessão de drenagem linfática alguma coisa está errada.

Além de bem aplicada é importante estar alerta para as contra indicações. A primeira são infecções. Lembra que no meio dos vasos linfáticos existem as blitz do sistema de defesa, os linfonodos? Então se uma pessoa está com uma infecção e recebe uma drenagem linfática essa infecção que estava localizada pode se espalhar pelo organismo, piorando o estado geral do paciente. 



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Calatonia

É uma técnica usada a anos, que auxilia na harmonização psicofísica, que proporciona relaxamento profundo ao individuo por auxiliar na regularização dos tônus, é uma aplicação de estímulos suaves em áreas estratégicas aonde se verifica especial concentração de receptores nervosos.
O método foi inventado por Pethó Sandor,que utilizou suas técnicas pós-guerra na Europa, ele é um medico húngaro que revindicou-se no Brasil desde 1949 (até seu falecimento1992) . Desde 1950 a calatonia vem sendo utilizada no Brasil por vários profissionais da saúde e educação.


Descrição do Procedimento Básico:


O procedimento básico da Calatonia consiste em uma série de 9 toques que o terapeuta realiza na área dos pés: em cada um dos artelhos, em dois pontos da sola dos pés, calcanhares; tornozelos além de mais um toque no início da barriga das pernas. Pode ser acrescido do décimo toque, conhecido como Calatonia da cabeça, aplicado na nuca (região occipital). Estes toques são feitos em silêncio, de forma simples e suave, durante 2 a 3 minutos em cada um dos pontos citados.




  


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Suco Detox - desintoxicante e diurético

O Suco Detox, sugerido pela terapeuta holística Aline Pastori, tem um efeito altamente desintoxicante e diurético. Ele ajuda a eliminar gordura e a sensação de cansaço, além de proporcionar alívio para o sistema digestório.
O suco deve ser tomado uma vez por semana, durante o dia todo, substituindo as refeições.
Para aqueles que não conseguirem, a recomendação é que se escolha apenas uma refeição, as mais indicadas são o café da manhã ou jantar.

Suco Detox
Ingredientes
2 fatias grossas de abacaxi
1 maçã
1 colher de sopa de limão
2 colheres de sopa de erva-doce picada
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome de três em três horas.
Se sentir necessidade pode reduzir o tempo de intervalo entre um copo e outro.
A erva-doce contida na receita ajuda a baixar a ansiedade.
* Receita cedida por Instituto Aline Pastori

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

8 erros comuns em dietas


Hoje uma terapia alternativa ou complementar bem visada é a AROMATERAPIA, que é um ramo da fitoterapia que consiste em tratamentos a base de aromas extraídos de plantas, formando assim os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel, óleos vegetais e etc.
 Tras vários benefícios e pode provocar efeitos físicos mentais e emocionais, os aromas agem em vários sistema do organismo principalmente no sistema nervoso (límbico) .

Lista de alguns Óleos essenciais para tratamento
Bronquite:  Benjoin, Canela Do Ceilão, Cedro, Copaíba, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Pinho, Tomilho, Tea Tree.
Reanimador: Bergamota, Limão Tahiti, Limão Siciliano, Tangerina
Ansiedade: Benjoin, Bergamota, Camomila Romana, Cedro, Gerânio, Grapefruit, Ho Leaf, Laranja, Lavanda, Mandarina, Manjericão, Manjerona, Néroli, Olíbano, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Rosa, Sândalo, Tomilho, Verbena, Ylang Ylang.
Calmante: Alecrim, Camomila Romana, Cedro, Cipreste, Citronela, Copaíba, Gengibre, Gerânio, Ho Leaf, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Laranja, Lavanda, Lemongrass, Limão Tahiti, Limão Siciliano, , Louro, Mandarina, Manjerona, Néroli, Noz Moscada, Olíbano, Palmarosa, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Sálvia Esclareia, Sândalo, Tangerina, Verbena, Vetivert, Ylang Ylang.
Confusão Mental: Alecrim, Canela, Cedro, Cipreste Gerânio, Gengibre, Hortelã Do Brasil E Pimenta, Junípero, Olíbano, Pimenta Negra, Tomilho
Estafa mental: Gengibre, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Junípero, Pau Rosa, Pinho, Vetivert
Antidepressivo: Alecrim, Bergamota, Canela, Citronela, Gerânio, Grapefruit, Jasmim, Lavanda, Lemongrass, Limão Tahiti, Limão Siciliano, , Limette, Mandarina, Néroli, Olíbano, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Rosa, Sálvia Esclareia, Sândalo, Tangerina, Tomilho, Verbena, Ylang Ylang.
Disturbios Hormonais: Alecrim, Gerânio, Sálvia Esclareia, Erva Doce.
Cólicas: Anis, Bergamota, Camomila Romana, Erva-Doce, Jasmim, Lavanda, Louro, Sálvia Esclareia, Verbena
TPM: Camomila Romana, Erva Doce, Gerânio, Grapefruit, Jasmim, Lavanda
Ativar Circulação: Canela, Cipreste, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Limão Tahiti, Limão Siciliano, Gengibre, Pimenta Negra.
Anti-flamatórios: Camomila Romana, Cistus, Citronela, Copaíba, Coriandro, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Ho Leaf, Lavanda, Mirra, Olíbano, Patchouli, Petitgrain, Pimenta Negra, Sálvia Esclareia, Tea Tree, Verbena. 

Essa é só uma pequena lista de alguns tratamentos que a aromaterapia pode auxiliar, portanto é preciso entender que a aromaterapia é uma técnica que deve ser empregada com cuidado e guiada por um profissional especializado.
Mais informação pode ser adquirida no site da By Samia





Hoje uma terapia alternativa ou complementar bem visada é a AROMATERAPIA, que é um ramo da fitoterapia que consiste em tratamentos a base de aromas extraídos de plantas, formando assim os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel, óleos vegetais e etc.
 Tras vários benefícios e pode provocar efeitos físicos mentais e emocionais, os aromas agem em vários sistema do organismo principalmente no sistema nervoso (límbico) .

Lista de alguns Óleos essenciais para tratamento
Bronquite:  Benjoin, Canela Do Ceilão, Cedro, Copaíba, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Pinho, Tomilho, Tea Tree.
Reanimador: Bergamota, Limão Tahiti, Limão Siciliano, Tangerina
Ansiedade: Benjoin, Bergamota, Camomila Romana, Cedro, Gerânio, Grapefruit, Ho Leaf, Laranja, Lavanda, Mandarina, Manjericão, Manjerona, Néroli, Olíbano, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Rosa, Sândalo, Tomilho, Verbena, Ylang Ylang.
Calmante: Alecrim, Camomila Romana, Cedro, Cipreste, Citronela, Copaíba, Gengibre, Gerânio, Ho Leaf, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Laranja, Lavanda, Lemongrass, Limão Tahiti, Limão Siciliano, , Louro, Mandarina, Manjerona, Néroli, Noz Moscada, Olíbano, Palmarosa, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Sálvia Esclareia, Sândalo, Tangerina, Verbena, Vetivert, Ylang Ylang.
Confusão Mental: Alecrim, Canela, Cedro, Cipreste Gerânio, Gengibre, Hortelã Do Brasil E Pimenta, Junípero, Olíbano, Pimenta Negra, Tomilho
Estafa mental: Gengibre, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Junípero, Pau Rosa, Pinho, Vetivert
Antidepressivo: Alecrim, Bergamota, Canela, Citronela, Gerânio, Grapefruit, Jasmim, Lavanda, Lemongrass, Limão Tahiti, Limão Siciliano, , Limette, Mandarina, Néroli, Olíbano, Patchouli, Pau Rosa, Petitgrain, Rosa, Sálvia Esclareia, Sândalo, Tangerina, Tomilho, Verbena, Ylang Ylang.
Disturbios Hormonais: Alecrim, Gerânio, Sálvia Esclareia, Erva Doce.
Cólicas: Anis, Bergamota, Camomila Romana, Erva-Doce, Jasmim, Lavanda, Louro, Sálvia Esclareia, Verbena
TPM: Camomila Romana, Erva Doce, Gerânio, Grapefruit, Jasmim, Lavanda
Ativar Circulação: Canela, Cipreste, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Hortelã Pimenta, Hortelã Brasil, Limão Tahiti, Limão Siciliano, Gengibre, Pimenta Negra.
Anti-flamatórios: Camomila Romana, Cistus, Citronela, Copaíba, Coriandro, Eucalípto Globulos, Eucalípto Citriodora, Ho Leaf, Lavanda, Mirra, Olíbano, Patchouli, Petitgrain, Pimenta Negra, Sálvia Esclareia, Tea Tree, Verbena. 

Essa é só uma pequena lista de alguns tratamentos que a aromaterapia pode auxiliar, portanto é preciso entender que a aromaterapia é uma técnica que deve ser empregada com cuidado e guiada por um profissional especializado.
Mais informação pode ser adquirida no site da By Samia

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Terapia Holística busca trabalhar o auto-equilíbrio do corpo


A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim ser tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e tratá-lo para que assim deixe de existir não só o mal, mas também a causa que o provoca.
Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais, a terapia holística busca despertar na pessoa o auto-equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento.
Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: do-in, shiatsu, yoga, acupuntura, tai-chi-chuan, florais, reiki, massagem bioenergética, dentre outras.
Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress físico e/ou emocional, dores nas costas, ombros, membros superiores e inferiores, ciático, ajuda ainda no combate e prevenção de problemas como ansiedade, insônia, depressão, TPM. Fazendo uso de vários métodos diferentes, a terapia holística pode detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo auxiliá-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio. É possível também através do emprego das mãos, com exames de palpação dinâmica ou estática identificar desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais no corpo físico. Costuma-se dizer na terapia holística que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.
É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não 'receita', mas sim 'recomenda', ele nunca 'diagnostica', ele 'avalia', 'analisa', e nunca 'doenças', e sim 'disfunções', 'desequilíbrios energéticos', 'predisposições'. Da mesma forma jamais usa 'medicamentos' (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, 'remédios naturais', 'essências', 'extratos'.
Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a freqüência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas específicas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso infelizmente temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.

Recomenda-se que ao escolher o seu terapeuta, procure antes conhecê-lo bem, informar-se sobre seus reais conhecimentos e sua capacidade, a sua verdadeira experiência nessa área de tratar a pessoa e seus problemas.