Telefones/WhatsApp's:

(11) 95038-4072 vivo (11) 97193-5371

Site:

Facebook:http://ljbemestar.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/lejbemestar/

Endereço: Rua Henfil, 27 Anhangabaú – Jundiaí SP

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Massagem é capaz de reduzir inflamação de forma semelhante a alguns medicamentos















Segundo os pesquisadores, 10 minutos de massagem já produzem um efeito benéfico perceptível.

Pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, descobriram que a massagem tem o potencial para ajudar não apenas ossos cansados dos atletas, mas também a inflamação relacionada com condições crônicas, como artrite ou distrofia muscular.
Os resultados mostram que, quando a massagem é realizada como uma terapia para aliviar a tensão muscular e dor, ela aciona sensores bioquímicos que diminuem a inflamação, de um modo semelhante a vários medicamentos existentes.
Ao mesmo tempo, a massagem estimula a geração de mitocôndrias, pequenas estruturas que funcionam como verdadeiras usinas de energia dentro da célula. Desta forma, a prática também contribui para acelerar a reconstrução de tecidos musculo-esqueléticos afetados por exercícios físicos ou doenças.
Segundo os pesquisadores, 10 minutos de massagem já produzem um efeito benéfico perceptível.
"Os benefícios da massagem podem ser úteis para um amplo grupo de indivíduos que inclui idosos, pessoas que sofrem de lesões músculo-esqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica. Esse estudo fornece evidências científicas confiáveis de que terapias de manipulação, como a massagem, podem ser integradas com sucesso à prática médica", afirma o principal autor da pesquisa, Mark Tarnopolsky, que trabalhou em conjunto com o estudante Justin Crane.
Para o trabalho, os pesquisadores acompanharam 11 homens com uma média de idade de 20 anos.
No primeiro exame a capacidade física dos homens foi avaliada. Duas semanas depois, os homens pedalaram em uma bicicleta por mais de 70 minutos, até um ponto de exaustão quando eles não podiam mais pedalar. Eles, então, descansaram por 10 minutos.
Enquanto descansavam, um terapeuta aplicou uma massagem leve com óleo por 10 minutos em uma perna dos participantes, usando uma variedade de técnicas comumente utilizadas na reabilitação.
Biópsias musculares feitas em ambas as pernas e repetidas 2,5 horas mais tarde mostraram uma redução da inflamação na perna massageada.
Os resultados sugerem que a massagem terapêutica atenua dores musculares pelos mesmos mecanismos biológicos usados por medicamentos analgésicos.
Segundo Crane, este estudo é apenas um primeiro passo na determinação das melhores terapias para promover a recuperação de uma variedade de lesões musculares.
O experimento também derrubou uma crença muito difundida: a de que a massagem diminuiria a dor por ajudar a eliminar substâncias como o ácido lático, que causam incômodo depois do esforço físico. "Apesar de não ter efeito sobre os metabólito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário